Clima de Final de Ano – Retrospectiva 2008

Caros Colegas,

Com todo esse clima de final de ano chegando, com os enfeites deprimentes de natal, a união do povo envolto a um acontecimento que boa parte da população se quer entende o significado, com todos os anúncios e promoções de Natal, com as retrospectivas, programação de filmes “inéditos” na TV aberta, o Show Anual do Roberto Carlos (acredito que ele fez algum tipo de contrato vitalício com a Globo), e tudo mais, me inspirei em fazer o Ranking dos lançamentos do mundo do Rock que mais me agradaram em 2008.

As próximas postagens serão respectivamente: os 3 lançamentos em CD que mais me agradaram e em seguida, as surpresas agradáveis e não tão agradáveis do ano o que diz respeito a lançamentos também.

Gostaria de frisar, que a escolha dos 3 melhores e das surpresas foi embasada em critérios estritamente pessoais, e não tenho a pretensão de avaliar todo e qualquer lançamento ocorrido no ano de 2008, estou evidenciando os que mais me chamaram atenção dentre os que escutei.

E em 3º lugar ::: AC/DC – Black Ice

AC/DC - Capas Black Ice

AC/DC - Capas Black Ice

Bom, como dizem na gíria : “AC/DC needs no introduction”, o que esperar de um disco do AC/DC a não ser uma das maiores demonstrações do que é fazer Rock ´n Roll eficiente e de qualidade?

Não podia ser diferente, o Black Ice é um álbum recheado de tudo o que um fã de Rock pode querer, Riff´s no melhor estilo Angus Young, muito groove, o vocal que já virou clássico de Brian Johnson e toda a alegria que as músicas transmitem a quem as escuta.

Um fato que me deixou bastante surpreendido, e contou bastante no momento dessa escolha dos 3 melhores discos de 2009, foi a abrangência das campanhas de marketing feitas para promover o disco, até o que eu pude acompanhar foram 4 investidas muito interessantes e bastante inovadoras:

Diversidade das Capas

Como já deve ter sido notado na imagem acima, o AC/DC inovou ao disponiblizar 4 tipos diferentes de capas para a escolha do fã, e para os mais alucinados comprarem as 4 capas. Nós que fazemos parte desse mundo do Rock ´n Roll, já estamos um pouco acostumados a edições de luxo lançadas na Europa e Japão, com Bonus Tracks e Hidden Tracks, mas essa ação do AC/DC foi voltada para todos os releases em todos os países, com o objetivo de proporcionar a escolha do cliente em qualquer que seja a região, sendo que os preços praticados aqui no Brasil, para qualquer uma das capas estava relativamente honesto (por volta dos $25) para um cd digipack.

Promoção dos Blocos de Gelo: em algumas cidades

A Sony BMG espalhou cubos de gelo pela cidade. Dentro de cada barra de gelo, foram colocados ingressos para um show privado da banda, apenas para seletos convidados, que iria acontecer nos EUA; e mais dezenas de CDs do novo álbum do grupo.

As pessoas se amontoaram para tentar agarrar os brindes promocionais, assim que os “big ice” iam derretendo. A ação visava chamar a atenção do público para o lançamento do novo álbum, e pelo visto conseguiram pois o disco rapidamente atingiu o todo das paradas de sucesso e vendas.

Bloco de Gelo - AC/DC

Bloco de Gelo - AC/DC

Confira a reação das pessoas no vídeo abaixo:

Clipe em Excel

O Clipe de Rock ´n Roll Train, foi convertido para um formato Excel onde todo o clip é passado através de caracteres com o som de fundo, esse Excel pode ser enviado por e-mail e dessa forma furando grandes sistemas de segurança já que praticamente todas as organizações e pessoas em geral usam essa ferramenta, e normalmente não existe filtro de conteúdo ou segurança para arquivos nessa extensão.

Confira o Clip no vídeo abaixo:

AC/DC no Coliseu

Para marcar o lançamento de “Black Ice” no dia 20 de Outubro (plena segunda-feira), foi colocado entre os dias 16 e 17 um holograma com o logotipo do grupo em formato gigante apontado para o monumento histórico de Itália, o Coliseu de Roma.

Confira o vídeo abaixo:

Tracklist:

01.Rock ‘n Roll Train
02. Skies On Fire
03. Big Jack
04. Anything Goes
05. War Machine
06. Smash N Grab
07. Spoilin’ For A Fight
08. Wheels
09. Decibel
10. Stormy May Day
11. She Likes Rock N Roll
12. Money Made
13. Rock N Roll Dream
14. Rocking All The Way
15. Black Ice

Formação da Banda:

Angus Young (Guitarra Solo)
Malcolm Young (Guitarra Base)
Brian Johnson (Vocal)
Phil Rudd (Bateria)
Cliff Williams (Baixo)

Praticamente todas as músicas são excelentes, a que menos me agradou foi War Machine que tem uma pegada mais pesada e sem muito de riff´s ritmados, algumas composições tem uma veia bastante proveniente do Blues Rock, e seguem a famosa receita já extremamente bem sucedida do AC/DC com simplicidade acima de tudo.

Não perca na próxima postagem o 2º lugar de 2008.

Abraços, e até a próxima.

Anúncios

~ por Vitor em dezembro 11, 2008.

2 Respostas to “Clima de Final de Ano – Retrospectiva 2008”

  1. oi vitor… acabei de ler e realmente concordo com gênero, número e grau ( e número ordinal tb hahaha) com o q vc disse a cima… eu diria, dentre os cds que escutei ai que foram lançados, que o black ice me surpreendeu e mto; depois de 8 anos, eu poderia jurar que viria um álbum forçado… mas não… já é natural ao ACDC fazer álbuns desse quilate de importância… das músicas que ouvi do metallica, tb me surpreendeu… embora umas 2 faixas para mim soa forçado, é um bom álbum tb! é isso, qual será o próximo?? EM CHAMAS? um bjo!!!

  2. Porra, gostei pra cacete do clipe em Excel. 🙂

    De resto, não sou grande fã de AC/DC, mas tenho muito respeito pelos caras. O Vitor que me passou as músicas do CD novo, e todas têm aquela cara de classic rock das músicas antigas deles. Achei isso bem legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: